Por quê devo adubar o pasto ?

 Na alimentação do rebanho bovino grandes avanços ocorreram a partir do melhoramento das pastagens existentes, como adubação da área com fertilizante NPK

Adubação de pastagens com fertilizante NPK.

 

 

No Brasil cerca de 95% da carne bovina é produzida em regime de pastagens, cuja área total é de cerca de 167 milhões de hectares. Essa particularidade aumenta a competitividade do nosso produto: menor custo de produção, não compete com a alimentação humana e ainda confere um diferencial qualitativo à carne brasileira por não apresentar riscos associados ao “mal da vaca louca”, que está relacionado ao uso de proteína animal na alimentação do rebanho.

 Na alimentação do rebanho bovino grandes avanços ocorreram a partir do melhoramento das pastagens existentes, como adubação da área com  fertilizante NPK , irrigação,  adoção de capins selecionados e desenvolvidos por meio da pesquisa científica no Centro-Oeste brasileiro, por exemplo, alavancou a capacidade de suporte e também o desempenho animal. As cultivares liberadas, principalmente pela Embrapa, na sua maioria selecionados a partir da variabilidade natural, espelham o sucesso do método utilizado e hoje respondem por mais de 70% do mercado de sementes forrageiras.

A Importância da Adubação

O fundamento da adubação baseia-se na devolução dos nutrientes que as plantas absorvem e são exportados pelos animais na forma de carne, leite, lã etc.., e também aqueles que foram lixiviados ou perdido através de outros meios como volatilização e desnitrificação ou, na elevação, em determinados solos, dos teores de nutrientes que estão, originalmente, em níveis muito baixos, ou seja, aquém das exigências da cultura implantada.

 O que é NPK e quais as suas vantagens?

As três letras são a sigla para N (Nitrogênio), P (Fósforo) e K (Potássio). Esses são os elementos que auxiliam no desenvolvimento das plantas. Cada um deles atua de forma específica na planta:

Tendo em vista essas funções, torna-se evidente a importância de nutrir as plantas com esses macro nutrientes aplicando fertilizante NPK, sendo a maneira mais fácil e rápida de dar conta dessa demanda.

NPK  é de USO EXCLUSIVO NA AGRICULTURA podendo ser aplicado em todas as culturas, principalmente  em pastagens.

Compartilhe esse post

Veja também

Faça seu pedido agora